domingo, 7 de abril de 2013

PROJETO INTERDISCIPLINAR MARISTA 2013 - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE



Queridos alunos(as), agora nossa “sala de aula” é este cenário maravilhoso que precisamos explorá-lo ao máximo em seus diversos aspectos: histórico, geográfico, arquitetônico, ambiental...enfim, Vamos começar!! Fique atento(a) a  cada ponto selecionado e procure responder as indagações.

1. Visto de frente, de lado, de cima...enfim de qualquer ângulo mostro minha imponência. Meu interior revela ainda mais minhas características. Então, agora sua tarefa é identificá-las:
- Indique a época em que fui construído; Por que? Revele os detalhes de minha fachada (frontal). Sempre fui assim? Matematicamente o que pode ser percebido  em minha estrutura?


2. Fico bem perto do Teatro da Paz e também fui utilizado como opção de lazer à época da Belle Époque paraense. Identifique-me, cite a época em que fui construído e caracterize que opções voltadas para a exibição de filmes Belém tinha à época de minha inauguração.
3. Eu já não existo mais. Minha beleza já não pode mais ser contemplada. Também fui um  Hotel muito luxuoso à época. Você sabe quem eu sou? A partir da fotografia abaixo, descreva minhas características arquitetônicas?

3.1. Essa outra fotografia revela o "vizinho" (lado esquerdo), ele, assim como eu, também foi destruído e hoje em seu local fica o Basa. Cite que local era esse e a partir da fotografia identifique os elementos que merecem destaque na mesma.



4. Apresento uma excelente acústica. Minha estrutura condiz bem com a época em que fui criado. Para me conhecer melhor, descreva minha estrutura física e estética e esclareça qual minha função social à época em que fui produzido.

5. Você já me conhece muito bem. Portanto:
a) Quando fui criado e porquê?
b) você é capaz de perceber todos os detalhes que compõem meu corpo escultórico. Cite e descreva estes detalhes.
c) Minha beleza também é percebida em meu entorno. Por isso, caracterize melhor essa área: piso, postes de iluminação, etc.

6. Sou responsável por um dos títulos de Belém: “Cidade das Mangueiras”. Agora, mostre-me que você pode ir muito além, explicando:

a) Com relação as minhas origens...Sou natural da Amazônia?Justifique.


b) Podemos dizer que quem decidiu desenvolver o plantio de minha espécie na cidade já na segunda metade do séc. XIX foi.... e porquê?


c) Esclareça em que consistiu a política Lemista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGISTRE AQUI SUA OPINIÃO