O mundo medieval


NA INTERNET!!

SITUAÇÃO-PROBLEMA:
“Idade Média” e "Idade das Trevas" são conceitos coerentes com o medievo europeu? Ou trata-se de uma visão estereotipada?

A Internet sempre acaba sendo uma espécie de SOS, quando vários alunos deparam-se diante de alguma atividade de pesquisa da escola. Bom, vale ressaltar que podemos percorrer vários tipos de pesquisa. Uma modalidade muito usada na rede são as discussões sobre determinadas situações. E isto é muito bom na medida em que você pode filtrar os argumentos dos participantes e argumentar com coerência.

Participe deste debate, registrando em seu comentário exatamente possíveis incoerências frente ao debate e construa seus argumentos!!



A baixa Idade Média é conhecida como a Idade das Trevas. As pessoas eram analfabetas e não havia como estudar. O estudo era privilégio de uns poucos, geralmente monges, que passavam os dias em mosteiros copiando livros manualmente. Carlos Magno, o Imperador do Sacro Império Romano Alemão, era analfabeto. Por aí se vê aonde chegavam as coisas.
Willhame C

Hoje, pois a família esta se destruindo, a violencia, e o odio entre irmãos matam muito mais do que em qualque outra época da história, e as nações mais ricas tem poder bélico para destruir todo o planeta terra mutiplicado por cem.
by DéAlves

A Idade das Trevas é como é chamada a Idade Média, isto foi resultando do domínio absoluto da igreja sobre o conhecimento, proibindo a difusão de qualquer conteúdo que contradissesse os seus dogmas. Este termo é contestado por muitos historiadores pois a produção intelectual e científica não cessou e o resultado dos avanços iniciados ali foram a base da Ciência Moderna.
• by neto

R=Peste Negra ou Peste Bubônica. Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. Como as cidades medievais não tinham condições higiênicas adequadas, os ratos se espalharam facilmente. Após o contato com a doença, a pessoa tinha poucos dias de vida. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situação, muitos atribuíam a doença a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos.
• by Poetisa Solitária

A idade média foi conhecida como idade das trevas devido ao pouco avanço moral e tecnológico nessa época. Os passos evolucionistas eram muito pequenos, a ignorância era muita (daí de seus nome "idade das trevas").
• by Marília de Dirceu

Foi a Idade Média. Tudo o que queremos dizer que é retrógrado chamamos de medieval, mas na verdade a Idade Média foi um progresso em relação à Idade Antiga, época da escravidão. Muita gente acha que a Grécia era um país democrático. Como é possível ser democrático um país que tem escravos?
• by samueel

Na idade Media, as pessoas eram analfabetas e acreditavam em tudo que ouviam.
• by Scully

acho q é o periodo q antecede o iluminismo, foi assim chamado pq as pessoas nao tinham conhecimento cientifico de nada, so acreditavam em crenças e religiao.......de repente surge o iluminismo que começa com a ciencia e a filosofia e ilumina o raciocinio das pessoas
• by Telma

A Idade média. A divisão cronológica em períodos históricos se deu durante o Renascimento que via a idade média como um tempo em que a cultura clássica (greco-latina) esteve nas trevas.
Há um filme bem legalzinho q pode te ajudar. Chama "O nome da rosa". É a adaptação de um ótimo livro q leva o mesmo nome...
• by william M da ♥paty♥

Idade Média pois não tinha liberdade eles torturavam as pessoas por um crime injustamente a mulher tinha que obedecer ao marido e se não fosse casada tinha de obedecer ao pai e não tinha direito a educação.
• by Dominich